Ajustes de matrícula

Última modificação: 31/05/2019 - 15:24

Ajuste de Matrícula

Prezados discentes,

A partir de agora, contamos com uma nova ferramenta no Portal do Estudante. Assim como as demais solicitações acadêmicas - Matrícula, Trancamento Parcial e Trancamento Geral - o Ajuste de Matrícula também será feito somente online.

Aqueles que desejarem proceder com o ajuste, deverão efetuar o Login normalmente no Portal. Ao acessar o menu Solicitação, logo perceberão a nova ferramenta.

Ao clicar na Opção Ajuste Matrícula, surgirão novas opções na janela. Os alunos poderão escolher entre os menus de inclusão de matrícula em disciplinas ou exclusão de matrícula em disciplinas.

Atenção: Ajuste - Inclusão/Exclusão de Disciplinas

Clicando em inclusão, o aluno poderá solicitar ajuste para acrescentar matrícula em uma nova disciplina. Por exemplo: caso você tenha esquecido de se matricular em algum componente durante o período de matrícula regular, agora é a hora para solicitá-lo. Ainda - caso em sua solicitação de matrícula inicial algum componente foi negado por choque de horários, falta de vagas, dentre outros - é nesse momento em que você pode tentar matricular-se em outra disciplina diferente daquela indisponível, evitando janelas na grade horária. Aqui, basta selecionar dentre as disciplinas ofertadas, aquela que se deseja adicionar através do ajuste, e clicar no sinal (+) localizado à direita do item correspondente à matéria. Uma vez solicitada, a disciplina aparecerá no menu Solicitação Ajuste Matrícula - Turmas Solicitadas, aguardando o deferimento da Coordenação ou o cancelamento do pedido pelo próprio aluno.

Para a exclusão de disciplinas, funciona a lógica contrária: basta clicar no Menu Solicitação de Exclusão de Matrícula, e o aluno poderá visualizar as disciplinas para as quais teve matrícula inicialmente concedida, e cancelar/excluir aquelas que tenha se matriculado por engano ou que não deseje cursar. É possível a solicitação de exclusão da disciplina já matriculada através do clique no sinal (+), localizado à direita do componente curricular. Assim como no caso anterior, uma vez solicitada a disciplina, aparecerá no menu Solicitação Ajuste Matrícula - Turmas com Solicitação de Exclusão, aguardando o deferimento da Coordenação ou o cancelamento do pedido pelo próprio aluno.

Uma vez feitos os pedidos de ajuste, as inclusões e exclusões serão analisadas pela Coordenação do Curso. O resultado do deferimento ou indeferimento pode ser consultado através deste mesmo sistema, no campo Situação.