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Projeto Pedagógico do BCC

O Projeto Pedagógico de um curso é um documento que imprime uma direção com especificidades e singularidades, apresentando de forma clara o funcionamento do curso, determinando suas prioridades, sua inserção no contexto social, econômico e acadêmico do país.

Coerente com Projeto Pedagógico Institucional, o Bacharelado em Ciência da Computação - BCC adota a etimologia da palavra projetare, cujo sentido é o de lançar adiante, avançar com vistas ao futuro, a perspectiva de construir uma nova realidade futura diferente daquela que temos no presente e que consideramos possível de vir a existir.

O Bacharelado em Ciência da Computação da Faculdade de Computação – FACOM da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, passou por um processo de atualização, que começou em 2008, baseado nos resultados do ENADE 2008, e no segundo semestre de 2010 foi aprovado no Conselho de Graduação.

A principal fonte de inspiração na construção do Projeto Pedagógico do BCC foram as Diretrizes Curriculares da Sociedade Brasileira de Computação que vem sendo discutidas desde 1999. Outra fonte de inspiração que auxiliou a elaboração deste documento foi a referência curricular para a área de computação denominada Computing Curricula [ACM, 2005]. Esse currículo de referência foi proposto por uma força tarefa conjunta entre a IEEE Computer Society e a Association for Computing Machinery (ACM), como uma referência mundial para os cursos de Ciência da Computação (Computer Science).

Outro ponto importante considerado para a realização de tal projeto foi o ciclo de debates e seminários promovidos pela Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Esses debates culminaram em uma Resolução do Conselho de Graduação que dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de projeto pedagógico de cursos de graduação da UFU [Prograd, 2005].

Atualmente a FACOM esta com dois currículos em andamento, o Currículo 1097A que esta em finalização, e o Currículo 2010-2 que começou no segundo semestre de 2010.

No final de 2011 o currículo do Curso de Ciência da Computação passou por uma atualização. A disciplina de Estatística foi alocada no terceiro período, foi criado uma nova disciplina chamada de Estatística Computacional no quarto período e a disciplina de Física para Computação foi definida como sendo uma disciplina optativa. Segue abaixo a resolução do Conselho de Graduação – CONGRAD que aprova esta alteração.


Projeto Pedagógico BCC – Currículo 2010-2

Resolução CONGRAD 41/2011