Editais para Discentes - Monitoria e Extensão

Neste espaço e em seus submenus, estarão disponíveis os editais correntes de Monitoria e Extensão disponíveis para os alunos de Ciência da Computação.

Extensão:
A Extensão Universitária na Universidade Federal de Uberlândia, de acordo com o Plano Nacional de Extensão, tem como princípio básico a efetiva interação do Estudante de Ciência da Computação com a Sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação acadêmica.

A extensão universitária na UFU, segue os princípios:

• educativo, constituindo parte essencial da formação técnico-científica e cidadã do estudante;
  • articulador das ações entre a universidade e a sociedade, efetivando uma ação de mão dupla que viabilize as oportunidades de exercitar a práxis do conhecimento acadêmico na sociedade e de incluir entre os saberes da sociedade os conhecimentos disponíveis na academia, e, na academia, os saberes adquiridos no contato social;
  • transformador, visando a superação das desigualdades e a melhoria na qualidade de vida da maioria da população;
  • democrático relacionado com outros setores da sociedade, atuando de forma interativa, desencadeando processos de troca entre saberes popular e acadêmico e aplicando metodologias participativas que favoreçam uma produção resultante do confronto com a realidade;
  • de integração ao ensino e à pesquisa, reafirmando-a como processo acadêmico não desvinculado da geração e difusão de conhecimento e comprometido com a promoção e legitimação de saberes produzidos fora do âmbito acadêmico;
  • direcionado, prioritariamente, a setores sociais nos quais se verifiquem insuficiências de meios para garantir a sua existência compatível com padrões universais, visando a sua transformação.

Os certificados de participação discente em atividades de Extensão estão disponíveis aqui:

http://www.siex.proexc.ufu.br/ e http://www.siae.proae.ufu.br/

Monitoria
A monitoria é uma experiência pedagógica que visa desenvolver no discente o interesse pela carreira do magistério superior. Além disso, tem o objetivo de proporcionar a cooperação entre o corpo discente e o corpo docente, em benefício da qualidade do ensino ministrado na Instituição.

A seleção de monitores é feita mediante processo seletivo conduzido pelas Coordenações de Curso ou Unidades Acadêmicas, devendo observar as seguintes condições:

1. a chamada para o processo seletivo deverá ser divulgada, por meio de edital, em locais acessíveis ao estudante;
  2. o candidato a monitor deverá ter cursado, com aproveitamento, a disciplina para a qual se inscreveu;
  3. no requerimento de inscrição deverá constar declaração do candidato de estar ciente das normas da monitoria e do edital de seleção; e
  4. a seleção deverá ser feita com base em critérios estabelecidos no edital e na análise do histórico escolar do candidato.

Informações gerais sobre os processos seletivos de Monitoria da UFU estão disponíveis aqui: