Prezados alunos

A partir de agora - para o segundo semestre de 2018 e períodos posteriores - contaremos com uma nova ferramenta no Portal do Aluno. Assim como as demais solicitações acadêmicas - Matrícula, Trancamento Parcial e Trancamento Geral - o Ajuste de Matrícula também será feito somente online.

Aqueles que desejarem proceder com o ajuste, deverão efetuar o Login normalmente no Portal. Ao acessar o menu Solicitação, logo perceberão a nova ferramenta, destacada em verde na figura abaixo:

Ao clicar na Opção Ajuste Matrícula, surgirão novas opções na janela. Os alunos terão poderão escolher entre os menus de inclusão de matrícula em disciplinas ou exclusão de matrícula em disciplinas, conforme segue em demonstração:

Atenção: Ajuste - Inclusão de Disciplinas

Clicando em inclusão, o aluno poderá solicitar ajuste para  acrescentar matrícula em uma nova disciplina. Por exemplo: caso você tenha esquecido de se matricular em algum componente durante o período de matrícula regular, agora é a hora para solicitá-lo. Ainda - caso em sua solicitação de matrícula inicial algum componente foi negado por choque de horários, falta de vagas, dentre outros - é nesse momento em que você pode tentar matricular-se em outra disciplina diferente daquela indisponível, evitando janelas na grade horária. Aqui, basta selecionar dentre as disciplinas ofertadas, aquela que se deseja adicionar através do ajuste, e clicar no sinal (+) localizado à direita do item correspondente à matéria, como demonstra a figura abaixo. Uma vez solicitada, a disciplina aparecerá no menu Solicitação Ajuste Matrícula - Turmas Solicitadas, aguardando o deferimento da Coordenação ou o cancelamento do pedido pelo próprio aluno.

Obs: as disciplinas da imagem não correspondem às do curso de Sistemas de Informação, e servem apenas como ilustração do uso do sistema.

Para a exclusão de disciplinas, funciona a lógica contrária: basta clicar no Menu Solicitação de Exclusão de Matrícula, e o aluno poderá visualizar as disciplinas para as quais teve matrícula inicialmente concedida, e cancelar/excluir aquelas que tenha se matriculado por engano ou que não deseje cursar. A figura abaixo demonstra essa segunda opção. Percebam, que para o caso, é possível a solicitação deexclusão da disciplina de Monografia II, disciplina  já matriculadaatravés do clique no sinal (+), localizado à direita do componente curricular. Assim como no caso anterior, uma vez solicitada a disciplina aparecerá no menu Solicitação Ajuste Matrícula - Turmas com Solicitação de Exclusão, aguardando o deferimento da Coordenação ou o cancelamento do pedido pelo próprio aluno.

Uma vez feitos os pedidos de ajuste, as inclusões e exclusões serão analisadas pela Coordenação do Curso. O resultado do deferimento ou indeferimento pode ser consultado através deste mesmo sistema, no campo Situação.

• Relação de Turmas sem Vaga

Ver anexo abaixo: Vagas para ajuste e disciplinas em outros cursos 2018-2

Esclarecemos que - como se trata de um novo mecanismo - é normal que existam dúvidas. Permanecemos à disposição para saná-las, se for o caso. Em arquivo anexo, segue tutorial feito pela própria UFU, que também pode ajudar a entender esta nova dinâmica.