Apresentação

O Estágio Curricular é uma atividade que o aluno realiza em instituições públicas ou privadas, sempre sob a orientação e supervisão de professores e/ou técnicos credenciados e está normatizado pela UFU. Dessa forma, os alunos estarão em contato com o mercado de trabalho e poderão conhecer a realidade empresarial desenvolvendo atividades relacionadas ao diagnóstico de problemas nas empresas, esboços de propostas de soluções e projetos etc.

Normas e informações importantes

1. Estágio Externo/Interno:

• Primeiramente, no setor de atendimento ao aluno:
    • Encaminhar ao Setor de Estágio o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades, observando o número necessário de vias:
      • Estágio Interno Obrigatório (5 vias)
      • Estágio Interno Não obrigatório (4 vias)
      • Estágio Externo Obrigatório (5 vias)
      • Estágio Externo Não obrigatório (4 vias)

• Os documentos supracitados podem ser encontrados no site da PROGRAD: LINK [http://www.prograd.ufu.br/servicos/estagio-modelos-de-documentos-e-procedimentos-para-estudantes-da-ufu]
    • Solicitar a matrícula na disciplina “GSI541 – Estágio Curricular” (somente quando for estágio interno ou externo OBRIGATÓRIO)
  • 1 via do histórico escolar (obtido no Portal do Aluno)
  • Plano de Atividades Adicional (estágio obrigatório: 4 vias; estágio não obrigatório: 3 vias): LINK [Plano de Atividades Adicional - BSI-MC.pdf]

2. Alunos de Iniciação Científica:

• 2 vias do requerimento de convalidação: LINK [Requerimento - Convalidação Equivalência.pdf]
  • 1 via do histórico escolar (obtido no Portal do Aluno)
  • 3 vias de um documento confeccionado pelo orientador, contendo as seguintes informações:
    • Nome, endereço, telefone, data de nascimento, CPF, RG, e-mail, curso e número de matrícula do aluno;
    • Data de início e fim previsto para o projeto;
    • Se haverá bolsa, e se houver, qual órgão de fomento, e o valor;
    • Carga horária semanal;
    • Nome do Supervisor/Orientador (mesma pessoa);
    • Título e objetivos do projeto;
    • Descrição das atividades com cronograma;
    • Ferramentas a serem utilizadas;
    • Assinaturas do estudante e do orientador.

3. Alunos já empregados

• 1 via do histórico escolar (obtido no portal do aluno)
  • 4 vias dos seguintes documentos:
    • Cópia de um comprovante de vínculo empregatício (cópia da carteira de trabalho, contrato social, registro de empresa, etc);
    • Documento contendo NOME, MATRÍCULA, TELEFONE e EMAIL;

Relatórios:

Segundo a resolução nº 24/2012 do CONGRAD (Art. 9º), é indispensável a apresentação de relatórios de atividades por parte do estagiário em periodicidade nunca superior a seis meses. Com base nos modelos a seguir, o aluno deve preencher e levar à coordenação:

• 4 vias do Relatório de Atividades de Estágio Supervisionado – LINK abaixo:
  • 1 via da Ficha de Conclusão da Disciplina GSI541 - Estágio Supervisionado – LINK abaixo: