Acontece

Curso de Ciência da Computação recebe nota máxima no Guia da Faculdade

Ranking avaliou 14.343 mil cursos de graduação, em instituições Públicas e Privadas de todo o Brasil.
por Assistente Administrativo - Ciência da Computação
Publicado: 26/10/2020 - 17:36
Última modificação: 27/10/2020 - 09:42

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia recebeu nota máxima em avaliação realizada pelo Guia da Faculdade, iniciativa desenvolvida pelo jornal Estado de São Paulo, em parceria com a startup Quero Educação.

Em sua segunda edição, o ranking avaliou 14.343 mil cursos de graduação, de instituições de ensino de todo o Brasil.

No decorrer deste processo - que ocorre anualmente - os coordenadores de cada curso avaliado recebem um questionário no qual devem apresentar as principais características da sua graduação, descrevendo em detalhes:

• Projeto pedagógico - características da proposta de ensino do curso
  • Corpo docente - perfil e produção dos professores vinculados ao curso
  • Infraestrutura - condições de materiais e equipamentos oferecidos

A metodologia aplicada para analisar a qualidade é uma avaliação por pares. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de professores que atuam no Ensino Superior. Nesse sentido, são mais de 6 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores desta pesquisa em trabalho voluntário, sem remuneração.

• Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.
  • Os participantes são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, considerando:
    • A qualidade do projeto pedagógico
    • A qualidade do corpo docente
    • A qualidade da infraestrutura
  • Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores
    • A maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2020 é a média das notas intermediárias restantes.
    • O resultado numérico de 2020 (com peso 2) é somado ao resultado numérico do ano anterior (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso.

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:

• entre 5 e 4,50 - Excelente
  • menor que 4,50 a 3,50 - Muito Bom
  • menor que 3,50 a 2,50 - Bom
  • menor que 2,50 - não estrelado
    • Um curso só pode ganhar ou perder 1 estrela de um ano para o outro da avaliação.

A Faculdade de Computação e a Coordenação do curso de Ciência da Computação agradecem aos Docentes, Técnicos, e aos Discentes do Curso pela nossa conquista.

Muito obrigado, e parabéns a todos os envolvidos!

As informações aqui contidas, e as demais avaliações realizadas pela Edição 2020 do Guia da Faculdade estão disponíveis em: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/