Acontece

Publicado: 27/04/2020 - 15:26
Última modificação: 28/04/2020 - 17:08

Aluno da FACOM cria portal com informações sobre COVID-19

Durante o período de quarentena, o discente Fabrício Ziliotti, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), vinculado à Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criou um da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criou um portal que compila automaticamente informações atualizadas, estatísticas, notícias, orientações e FAQs sobre a pandemia de COVID-19. O objetivo do site é conscientizar e informar as pessoas através de um conteúdo relevante, atualizado, verificado e de fácil acesso.

Tecnicamente, é um mashup Web que utiliza diversas tecnologias (algumas delas estudadas por Ziliotti durante projeto de iniciação científica
que realizou no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET)  da Computação, como Progressive Web Apps e Web Services) para coletar e exibir informações extraídas em tempo real de fontes governamentais/institucionais (como o Johns Hopkins CSSE, a OMS, entre outros) e de grandes portais de imprensa nacionais.

A grande maioria das tecnologias utilizadas no projeto são de projetos disponíveis no github e para a construção da interface foi utilizado o Gatsby, framework gratuito e de código aberto baseado na biblioteca React (Javascript).

Confiram em: https://covidinfo.com.br/.