Pesquisa da UFU é destaque no Stack Overflow

por Sistemas de Informação - Monte Carmelo
Publicado: 27/08/2019 - 10:20
Última modificação: 12/05/2021 - 14:07

O Stack Overflow (stackoverflow.com) é considerado o maior site de perguntas e respostas do mundo para desenvolvedores de software. A cada mês 50 milhões de pessoas visitam o Stack Overflow para aprender e compartilhar conhecimento técnico de programação de computadores. Um aspecto interessante é que todo este conhecimento (perguntas e respectivas respostas) fica disponível para os usuários. Assim, ao invés de lançar uma nova pergunta, um programador precisa verificar se alguém já não a fez e se a resposta foi satisfatória.

É neste ponto que entra a pesquisa desenvolvida na FACOM pelo prof. Marcelo Maia e o aluno de doutorado (e servidor da UFU) Rodrigo Fernandes Silva, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Saskatchewan no Canadá.

Os mecanismos de busca atuais, sejam o próprio Google ou Bing, ou mesmo a busca interna do site, trazem muitas vezes respostas sem explicação ou respostas sem exemplos práticos. A pesquisa desenvolveu um mecanismo para encontrar e filtrar apenas respostas diretas, com exemplo e boas explicações.

O artigo que foi publicado este ano em uma conferência em Montreal, no Canadá, chamou a atenção do próprio Stack Overflow que resolveu dar destaque à nossa pesquisa em seu blog. Clique aqui para ler a matéria completa.

Isto é um feito importante, pois demonstra a relevância prática dos nossos estudos. Eles inclusive estão em contato, uma vez que têm interesse em incorporar nossos resultados em suas buscas internas.

Além disso a noticia foi destaque na mídia técnica especializada ao redor do mundo:

O serviço de buscas de soluções para tarefas do tipo “como-programar-algo” para a linguagem Java está experimentalmente disponível em http://www.isel.ufu.br:9000